Oito fatos sobre Halong Bay, Vietnã que você precisa saber – inclusive um cruzeiro de luxo

Oito fatos sobre Halong Bay, Vietnã que você precisa saber – inclusive um cruzeiro de luxo

Localizada na Província de Quang Ninh no norte do Vietnã, essa baia é conhecida devido as suas 1960 ilhotas com vegetação tropical. Apenas menos da metade das ilhas tem oficialmente um nome e a maioria dos nomes são de acordo com o seu formato, como por exemplo, a Voi Island que significa Ilha do elefante. Existem cerca de 450 espécies de molusco, 200 espécies de peixe, além de 160 especies de corais já foram identificadas. E também evidências arqueológicas que a região foi habitada há 18000 anos atrás. Um pouco disso tudo faz com que Halong bay seja cada vez mais procurada e incluída na rota turística por brasileiros e por isso, resolvemos fazer uma lista de curiosidades sobre esse lugar mágico. Não é a toa que essa é a atração mais visitada do país.

Vamos lá!

#1 – Você sabia que é possível fazer um cruzeiro de luxo?

Sim, dentre as várias opções de empresas de passeios de barco, nós optamos por embarcar em um cruzeiro de luxo da empresa President Cruises e a escolha não poderia ter sido mais acertada. A experiência de conhecer esse lugar atinge um outro nível. Além de cabines extremamente espaçosas e com varanda, você ainda tem opção de relaxar na jacuzzi, no spa do navio ou até mesmo beber uns drinks durante o happy hour. Após o jantar, ainda há um show de jazz na parte principal do navio. O atendimento da equipe é sensacional e acima da média e já começa quando te buscam no seu hotel em Hanói. A maioria das agências demoram até quatro horas para chegar no porto, porém com a President Cruises fomos em vans menores super confortáveis e o trajeto de duas horas e meia passou voando.

Clique aqui para conhecer ofertas exclusivas da President Cruises!

#2 – Opções de duração do tour

Há algumas opções de tour desde um bate volta de Hanoi como cruzeiros de 2 dias/1 noite e 3 dias/2 noites. Pela distância de Hanoi, exceto se o seu roteiro está MUITO corrido e senão for assim você não vai conseguir visitar Halong Bay, a gente não recomenda o bate e volta. No nosso caso, fechamos o roteiro com maior duração pois nos daria a possibilidade de relaxar um pouco mais e ter acesso a outras atividades no último dia e não nos arrependemos.

#3 – Apenas duas praias estão abertas para visitação de turistas

Apesar do número gigante de ilhas, apenas duas praias são abertas para visitação. A Tip top Island onde a grande maioria dos cruzeiros faz uma parada no primeiro dia. Nessa praia, uma mini trilha que faz você chegar em um mirante com uma vista de tirar o fôlego. A segunda praia visitamos com um grupo bem menor (cerca de 10 pessoas) no nosso segundo dia de cruzeiro. Pena que o tempo não colaborou muito, mas podemos relaxar um pouco nas espreguiçadeiras. Oficialmente, isso tudo é uma medida do governo para garantir a segurança dos visitantes.

#4 – Existe uma vila flutuante

Como a grande maioria das ilhas são inabitáveis, existe uma vila flutuante onde as pessoas simplesmente vivem em barcos. No segundo dia de cruzeiro, também fomos visitar uma delas e ficamos bem surpresos com a simplicidade e o jeito que essas pessoas levam a vida.

#5 – Visitas as cavernas

Dentre as várias cavernas, algumas são abertas para visitação aos turistas. Inclusive, visitamos uma no primeiro dia de nome Thieng Cung, cuja a área totaliza 10 mil metros quadrados. A entrada é por uma pequena abertura, mas assim que você entra a imponência da caverna impressiona demais. Inclusive, uma das caverna era usada como hospital e local seguro para os líderes vietnamitas até 1975 durante a Guerra com os EUA. Para ter uma noção, essa caverna tinha um total de 17 diferentes grutas.

#6 – Prêmios Internacionais

Halong Bay é um considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1994 e também foi incluído na lista das Sete Maravilhas Naturais do Mundo em 2011.

#7 – Origem do nome

Ha long bay no idioma chinês-vietnamita significa “baía onde o dragão pousou”. Algumas lendas dizem que nos primórdios da história do Vietnã, o território foi invadido por estrageiros. Então o imperador enviou uma trupe de dragões para ajudar o povo vietnamita. O barco dos inimigo fugiram da costa muito rápido assim que avistaram os dragões, não antes das feras pegaram todas as jóias dos invasores. Dizem que os dragões transformaram essas jóias em milhares de ilhas rochosas no oceano para evitar uma invasão ainda maior. Ao tentar escapar, os navios bateram nas rochas e acabaram naufragando. Após derrotar o inimigo e obtendo paz na Terra, a mamãe dragão e seus filhotes decidiram não retornar para seu local de origem e ficar em Halong. De acordo com a lenda, o local exato que a mãe dragão resolveu ficar, hoje é conhecida como Halong bay.

#8 – Região famosa em Hollywood

Devido a natureza de tirar o fôlego, Ha Long Bay e Trang An (Ninh Binh – outro lugar imperdível) foram cenários de filmes internacionais como Kong: Skull Island. Logo no início do trailer, tem uma cena fantástica de Halong Bay. Clique aqui para assistir. Outro filme hollywoodiano filmado na região foi o James Bond de 1997 – O amanhã nunca morre e a cena você assiste aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.